Eldorado Business Tower - SP (Artigo 2008 - 01) / by Erwin Galtier

Aflalo & Gasperini Arquitetos
Edifício de escritórios, São Paulo

Eldorado Business Tower - 02.PNG


Volumetria discreta agrega tecnologia de fachada e vidros

Sustentabilidade e inovação técnica são diferenciais

"A prefeitura entendeu que, neste caso, o térreo poderia estar a quatro metros de altura." A observação de Roberto Aflalo Filho se refere ao Eldorado Business Tower - uma torre de escritórios recém-concluída em São Paulo e projetada por ele, Gian Cario Gasperini e Luiz Felipe Aflalo Herman, sócios no escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos. A frase pode parecer estranha. Contudo, a localização incomum e o porte do edifício a justificam. 

São 115 mil metros quadrados de área construída - ou seja, quase três vezes o E-Tower (leia PROJETO DESIGN 311,Janeiro de 2006). De um lado do terreno, há uma via expressa; de outro, o estaciona­mento de um centro de compras, que é parceiro do empreendimento; e o vizinho lateral é uma estação de trem. E mais:a pequena rua que serve como alça de acesso ao shopping center não possui es­ cala adequada ao prédio. Dessa forma, parece impossível  ou no mínimo artificial- estabelecer uma relação com o pedestre na cota da rua. Mais adequado,segundo os arquitetos, foi criar um térreo elevado, que pudesse se conectar em nível com a gare e com o conjunto comercial.
Para esse térreo, a equipe idealizou uma praça elevada, conectada à rua por elevadores e escadas rolantes. Nela estão o acesso principal à torre e o início da passarela que une o empreendimento ao centro de compras. "Estes se tornam com­plementares: enquanto os usuários do prédio passam a contar com uma gama de serviços à distância de poucos pas­ sos, o shopping center ganha milhares de clientes", lembra Aflalo. E a ligação direta com a estação? "A gestão anterior do governo estadual havia sinalizado que a idéia seria levada adiante; mas na atual ela foi descartada, sob a alegação de que teriam de criar um segundo controle de catraca", diz o arquiteto, desanimado.

O térreo elevado facilitou também a construção de garagens afloradas, para superar a dificuldade construtiva ofere­cida pela presença de rocha no subsolo.
Por exigência da prefeitura - e da Operação Urbana Faria Lima -, foram implantadas mais de 1,8 mil vagas, além de edifício anexo para o estacionamento do shopping.
A volumetria tem destacada presença urbana, mas é discreta. "Um edifício alto, com lajes muito grandes, naturalmente fica com uma massa pesada. Se fosse como
o WTC de NY, por exemplo,a fachada es­taria resolvida com um tratamento puro, elegante. Mas no caso do Eldorado, com 32 andares,essa solução o deixaria atar­racado, principalmente quando visto na diagonal", revela Aflalo. Por outro lado,é difíci de trabalhar com linhas verticais, ele confessa. "Assim, procuramos criar duas massas que marcam as fachadas princi­pais, fazendo uma espécie de sanduíche, para que o resultado fosse mais esbelto",afirma. Descrito assim,o truque volumétrico
parece simples e não revela o histórico de quase uma década, ao longo da qual o projeto sofreu mudanças, desde a forma até o programa (leia artigo nesta edição).
De fato, a torre, concluída no final do ano passado, possui grelhas brancas ressal­tando as fachadas principais, uma voltada para a marginal do Pinheiros e a outra para o centro de compras. "Desde o momento em que chegamos a esse partido, a idéia
era que a grelha fosse clara, mas não es­tava definido o material. Poderia ser pedra, porcelanato ou alumínio", revela Aflalo.
Eduardo Martins Ferreira, um dos coorde­nadores do projeto, conta: "Roberto passou

em frente de um edifício modernista e me ligou dizendo que poderíamos utilizar vidro. como faziam no passado. E assim passa­mos a estudar essa possibilidade". Depois de muita pesquisa, o material apareceu
ideal para a equipe - "mais leve e resis­tente ao tempo sem deformação", detalha Aflalo. Afinal, a proximidade da via expres­sa expõe o prédio à poluição constante
de veículos, sem contar aquela provocada pela rota de aviões (o querosene queima­do pelas aeronaves piora a situação).
Assim, o detalhamento buscou, junto com a construtora e os fornecedores, as probabilidades de emprego do material.
O vidro foi utilizado de três maneiras: da forma convencional, para dar transparên­cia às aberturas; na área em que forma uma cortina, ocupando as faixas hori­zontais onde estão as vigas; e, por fim,
o vidro branco - "que dá identidade ao prédio", segundo Ferreira - foi adotado como revestimento. Este é um produto belga, de última geração, que não possui chumbo em sua composição. Além dis­so, no seu processo de fabricação, há uma camada de pintura cerâmica, que, na colocação, fica voltada para o interior "Para testarmos a cor, 27 amostras de vi­dros vindos da Bélgica", ele relembra.

Aflalo afirma ter certeza de que, para o resultado final, "foi fundamental a sin­tonia entre o coordenador do projeto de arquitetura e o coordenador da constru­tora, que se empenharam em estudar intensamente todas as possibilidades que apareciam, como ocorreu no processo de definição do vidro e da fachada". No ca­so, a boa dupla de ataque foi formada
por Ferreira e Luís Fernando Bueno, da Gafisa. Seguindo a pista de Aflalo, vale destacar que o prédio foi construído com fachada unitizada, que consiste em um sistema modular no qual o fechamento vem pronto, com caixilhos,vidros e reves­- timento. O sistema tinha 90 módulos (uma quantidade que o fabricante considera alta, segundo Ferreira), mas era compos­to de apenas quatro perfis de alumínio.
Do ponto de vista técnico, o prédio revela outros aspectos interessantes.
Por exemplo, no sistema de ar condicio­nado inovador, que dispensa centrais
individuais nos pavimentos - tipo (todo equipamento fica no entreforros);aumentando a área útil dos escritórios.A estrutura,que não tem vigas,apenas capitéis em alguns pilares,é outro destaque:Ela é travada somente pelas lajes protendidas,que possuem 27 centímetros",explica Ferreira.Também torna o edifício especial a sustentabilidade na construção(Leia Projeto Design 332,outubro de 2007);o Eldorado Business Tower foi a primeira edificação de grande porte no Brasil a receber a certificação Leed."A preoucupação com a eficiência estava presente desde 2001,muito antes de imaginarmos que o prédio seria certificado",conclui Ferreira.(Por Fernando Serapião)

Ficha Técnica
ELDORADO BUSINESS TOWER
Local:São Paulo - SP
Data do ínicio da projeto:2002
Data da conclusão da obra:2007
Área do terreno:68.841m²(torre+shopping)
Área construída:115.000m²
Arquitetura:Aflalo & Gasparini Arquitetos - Gian Carlo Gaparini,Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman(autores);Eduardo Martins Ferreira e Maria Cecília Castro(Coordenação);André Becker,André Bezerra de Melo,Bruno Luchesi,Camila Vicari,Camila Roma,Cátia Portela Gonçalves,Christiane de Oliveira Campos,Fátima Moreira,Félix Araújo,Letícia Lindenberg Lemos,Marcela Monetti,Mônica Fontan Diaz,Neiva Marko Saito,Paulo Alexander Katz,Renata Arnostti,Thiago Marcelo Giannini e Fernanda Cristina Marques (equipe)
Construção:Gafisa
Acústica:Akkerman Projetos Acústicos
Ar-condiocinado:Thermoplan
Automoção predial:Soluções Inteligentes Integradas
Caixilharia:Mário Newton
Combate a incêndio:Ofos
Drenagem e impermeabilização:Proassp
Elevadores:Empro
Estacionamento:Ritti
Estrutura:França & Associados e Cyrillo Jr.Projetos de Engenharia
Estrutura metálica:Newton Nadruz e RCM
Fundação:Consultrix
Instalações:Thermoplan e Enit
Luminotécnica:Franco & Fortes Lighting Design e Studio lx
Paisagismo:Benedito Abbud
Topografia:Sergio Frazin
Tráfego:Michel Sola Consultoria
Consultorias:Oswaldo Bueno(ar-condicionado);Moyses Zimelmam(instalações,hidráulicas);José Luis Martini(instalações elétricas);DGG(granito)

Fornecedores
Schuco,RCM(caixilharia);Pisoag(piso elevado);OWA(forro);Glaverbel(vidros);Sá Mármores,Clodomármores(granito);Lumini(luminárias);Daikin(equipamentos de ar-condicionado);Docol(Metais sanitários);Deca(louças sanitárias);Neocon(divisórias sanitárias);Portobello,Cecrisa(revestimento);interface(carpetes);Concretex(Concreto);  Uniflex(cortinas e persianas);Somfy(sistema automatizado de cortinas e persianas);ThyssenKrupp(elevadores);Perc(esquadrias de madeira);Adalume(esquadrias de alúminio);Constata;GBN(estrutura);Imbrás(impermeabilização);Metalika(portas corta-fogo)