FAAP - Centro Inova de Tecnologia / by Erwin Galtier

FAAP inaugura núcleo de inovação e empreendedorismo com foco no desenvolvimento de projetos de base tecnológica , uma escultura que se tornou o metro quadrado mais high­ tech da América Latina.
(Por Francisco Paletta, diretor da Faculdade de Computação e Informática da FAAP)

FAAP.PNG

Vidros com cristal líquido e fototérmicos, tecidos  plásti­cos e um sistema de iluminação programável são apenas algumas das tecnologias utilizadas em um dos mais arro­jados  projetos da  Fundação Armando Alvares  Penteado (FAAP),O Centro  inova de Tecnologia. Trata-se de um nú­cleo  de  desenvolvimento de negócios e empreendimento de alta tecnologia, de forma cúbica, transparente e giratória,concentrado em uma área de 20,8 metros quadrados e com acesso controlado por  um sistema que reconhece as veias da palma da mão do visitante, o PalmSecure. O conceito do projeto é o de obra de arte, aliando uma infraestrutura tecnológica a um design arrojado, que pode ser apreciado de dentro e de fora do campus, com  perspecti­vas diferenciadas durante o dia e à noite.
O Centro Inova de Tecnologia é uma iniciativa nascida do desejo da FAAP de disponibilizar aos alunos e professores um núcleo com os mais avançados recursos tecnológicos. A idéia é estimular a inovação e o reendedorismo do aluno, em um ambiente altamente tecnológico. "Este projeto quebra os paradigmas de que o desenvolvimento da tecnologia se dá em ambientes confinados. Além disso, é multidisciplinar, por permitir envolver alunos e professo­res de diferentes carreiras, sendo assim mais um convite à criatividade", define o arquiteto Ricardo Julião.
Um dos maiores desafios com o qual se defrontam educa­dores, empresários, governos e profissionais envolvidos com a área de gestão da inovação tecnológica é a pouca disponibilidade de dados práticos afeitos à área, e que estes sejam comprovados , com vínculos claros oriundos da realidade empresarial,governamental e de negócios. O cenário atual do Brasil pede que sejam modernizadas as práticas competitivas de nossas organizações. A universi­dade, neste contexto, será chamada para dar suporte ao esforço requerido para competir de igual para igual com 

outras sociedades e economias, procurando assegurar a construção de um País socialmente mais equilibrado e mais próspero.
A busca por profissionais de primeiríssima qualidade é o item mais importante da agenda das organizações nos dias de hoje. Não estão em jogo apenas as oportunidades de expan­são num mundo cada vez mais competitivo, mas a própria sobrevivência do negócio em um cenário globalizado.
Se o panorama nacional nos faz crer que a demanda por recursos humanos de excelência será o grande desafio das organizações, está mais do que na hora das instituições de ensino superior (IESs),empresas e governos proporem  soluções para este cenário.

Tecnologia:Elemento Principal

Mais de 20 especialistas estiveram envolvidos no projeto do Centro Inova de Tecnologia,concentrando assim as mais diversas áreas do conhecimento:tecnologia da informação(TI),mobilidade,design,arte,engenharia elétrica,mecânica e civil,arquitetura,automoção predial,instalações e equipamentos,materiais,ar condicionado,conforto,luminotecnia e mecanização. Uma das metas do projeto foi a busca por um design arquitetônico inovador e moder­no que sintetizasse a leveza do ambiente no interior do laboratório. Todos os itens de infra-estrutura para seu fun­cionamento, como distribuição elétrica,sistema de ar con­dicionado e antenas wireless, foram especialmente projetados com a finalidade de produzir uma obra de arte moderna e futurista.
Todo o sistema de alimentação elétrica se localiza em seu eixo central,assim como o sistema de regulagem de tem­peratura,fixado no piso. Montado em chapa de aço inoxi­dável, o piso é perfurado, o que permite que o ar condici­onado seja insuflado de maneira uniforme por todo o es­paço. Além disso, o piso é elevado, a fim de acomodar todo o sistema elétrico e facilitar a manutenção.Alguns   dos materiais estão sendo utilizados pela primeira vez no Brasil,como a tela metálica GKD, que tem por obje­tivo reduzir a passagem da radiação solar. "Com esse pro­jeto, a FAAP se mostra, mais uma vez, atenta às tendên­cias do mercado, oferecendo ao aluno acesso a recursos sofisticados,associados à inovação. Nosso objetivo é formar empreendedores tecnológicos, profissionais que, além das qualidades técnicas, possuam formação em gestão, gerando riquezas a partir do conhecimento", declara o prof. Victor Mirshawka, diretor-cultural da FAAP.

INOVAÇÃO É O ELEMENTO FOMENTADOR DO PROJETO

Afinado com a filosofia da FAAP de promoção da criatividade,o Centro Inova de Tecnologia surge como um espaço high-tech dos alunos para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos inovadores e tecnológicos.Estes projetos contam com o apoio de empresas parceiras como Intel,Cisco,Microsoft e Fujistu,por meio de Acordos de Cooperação Tecnológica que visam à transferência de tecnologia,know-how,treinamento e programas de certificação.Além do acesso às tecnologias de ponta disponibilizadas por estas empresas,a idéia é criar uma aproximação ainda maior do aluno com o mercado de trabalho.Pólo de excêlencia em alta tecnologia,aFAAP possui o que há de mais moderno em seu campus para facilitar o acesso à informação:a tecnologia wireless.Qualquer aluno ou professor pode acessar a internet,de qualquer lugar do campus.Trata-se do primeiro projeto para a implantação de áreas de conectividade sem restrição de espaço em uma IES na América do Sul,que só foi possível graças À gestao inovadora da Fundação e à tecnologia de empresas líderes no mercado de TI:Intel e Cisco.

SOBRE A INTEL
A Intel trabalha há seis anos em parceria com a FAAP, com o objetivo de promover a inovação tecnológica. O Centro Inova de Tecnologia, que contou com suporte e consultoria da Intel, permitirá a aplicação e o uso das mais avançadas tecnologias para o desenvolvimento de negócios. Este projeto, faz parte do trabalho da Intel de estimular o sistema educacional para a adoção e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas cada vez mais eficientes.

SOBRE A FUJITSU
A Fujitsu é líder no fornecimento de soluções de comuni­cação e TI concentradas nas necessidades dos clientes para o mercado mundial. Tecnologias líderes, plataformas de telecomunicação, computação de alta confiabilidade/ desempenho e divisões mundiais de especialistas em sis­temas e serviços colocam a Fujitsu em uma posição única para expandir as infinitas possibilidades da Internet de banda larga, proporcionando o sucesso de seus clientes. A parceria com          a FAAP faz parte da estratégia da empresa em desenvolver e prover tecnologia de ponta para diver­sas áreas do mercado, inclusive para o setor educacional. O PalmSecure garantirá extrema segurança ao acesso do corpo acadêmico e docente da instituição.

SOBRE A CISCO
Desde o final de 2004, os alunos, professores e funcioná­rios da FAAP têm à disposição acesso seguro à Internet sem fio, em banda larga, em todas as dependências da Fundação. A Cisco forneceu todo o equipamento necessá­rio para tornar este acesso possível, o que inclui 254 access points operando em 2,4 GHz no protocolo 802. 1 1g, com 54 Mbps ( megabits por segundo) de largura de banda. O benefício do acesso sem fio está agora à disposição dos usuários do Centro Inova de Tecnologia, integrando-se ade­quadamente ao conceito futurista e high-tech que a FAAP oferece a seus alunos. A Fundação também está em pro­cesso para se tornar uma nova usuária do Programa Cisco Networking Academy. Com o programa, os alunos terão a oportunidade de aprimorar seus currículos no segmento de redes a partir de cursos oferecidos pela FAAP. O obje­tivo é proporcionar capacitação a esses futuros profissio­nais, mediante certificações reconhecidas mundialmente, aumentando sua empregabilidade.

EDUCAÇÃO DE OLHO NO FUTURO
Consolidada como uma das mais importantes e respeita­das IESs do País, em seus quase 60 anos dedicados ao ensino e às artes, a FAAP tornou-se um pólo de alta tecnologia: campus wireless, salas multimídia, smartboards e recursos de TI.
Olhando para os desafios do futuro, a FAAP criou o Centro Inova de Tecnologia, contribuindo dessa maneira para o desenvolvimento tecnológico do país. Iniciativas como esta.resultam em conseqüência imediata para as IESs, pois ampliam os horizontes profissionais dos estudantes e abrem o mercado para as empresas. Principalmente quan­do consideramos nossa participação em um mercado em que as tendências mudam da noite para o dia, e as deci­sões precisam ser rápidas e certeiras, porém sempre se­guindo estratégias globais; estas, sim, capazes de diferen­ciar as organizações e garantir resultados consistentes no que diz respeito à sobrevivência das empresas em um ce­nário globalizado.
As organizações estão sofrendo fortes pressões competi­tivas neste início de milênio, o que as obriga a manter-se em um contínuo processo de alerta, adaptação e ajuste às mutáveis condições ambientais, caso queiram manter sua sustentabilidade. Nos tempos atuais, as organizações de sucesso são aquelas capazes de se adaptar
 adequada­mente ao processo contínuo de mudanças no mundo di­nâmico e competitivo dos negócios. Mais ainda, o suces­so é maior à medida que elas se antecipam de maneira proativa a essas mudanças. O desafio está em proporcio­nar as bases necessárias para as manobras, permitindo que as empresas naveguem e se perpetuem mesmo dentro de condições mutáveis, cada vez mais adversas, em seu contexto de negócios.
O que afeta cada vez mais a todos nós, educadores ou indivíduos que se preparam para um futuro melhor, não são os elementos tangíveis da vida - os resultados quanti-­ tativos, por exemplo -, mas aqueles intangíveis: nossas esperanças e temores, nossas crenças e sonhos. Apenas as histórias (cenários) e nossa habilidade em visualizar di-­ ferentes tipos de futuro conseguem capturar adequada­- mente tais elementos intangíveis.
Os avanços tecnológicos são inegáveis e tendem, cada vez mais, a dar uma resposta eficiente aos desafios em­- presariais. Hoje, é imperativo que a tecnologia atenda às demandas de negócio, estimulando propostas para elimi­- nação de ineficiências nos processos internos e externos, ao longo das cadeias de valor. Nos próximos anos, conti-­ nuaremos assistindo a uma grande evolução dos negócios e das empresas, impulsionada pelos avanços da tecnologia e inovação. No cenário econômico em constante mutação do mundo moderno, a inovação tornou-se um fator ainda mais crucial no sentido de influenciar o planejamento es­tratégico.
O desafio da inovação requer um pensamento competiti­vo diferente e uma forma sistemática de busca de oportu­- nidades. As novas idéias são a moeda preciosa deste iní­- cio de século, e gerá-las não é necessariamente um pro­- cesso misterioso. A imagem do gênio solitário inventando coisas do nada é uma ficção romântica. Empresas que ino-­ vam, constantemente sistematizam a produção e o teste de novas idéias, e esse sistema pode ser reproduzido por qualquer empresa, inclusive a sua.
Como pólo de excelência em educação e cultura, a FAAP destina cada vez mais investimentos, na busca da melhoria constante de seus serviços e da sua infra-estrutura. Tal iniciativa visa consolidar nosso compromisso com a for­mação de nossos alunos e com a inserção da tecnologia em todas as áreas do conhecimento.